Escrito por Relacionamento on dezembro 18, 2019 in ABINFER News

Prezados colegas,

Com satisfação anunciamos a tão esperada publicação, na data de 10/12/2019, da Resolução SFP 104 de 09/12/2019, relativa a regulamentação do ProFerramentaria para o Estado de São Paulo.

Plagiando o astronauta Neil Armstrong com um “ajuste fino”, esse “é um pequeno passo para a ABINFER, mas um grande salto para o setor ferramenteiro”.

“Pequeno passo” pois muitos outros foram trilhados antes e vários adicionais serão necessários para que, efetivamente, o resultado seja alcançado. Algumas das próximas ações, e somente algumas, remetem na direção de:

– fortalecer e consolidar a produtividade e consequente competitividade das ferramentarias no sentido de habilita-las a atender às demandas tecnológicas e gerenciais do mercado;

– constituir uma estrutura de acompanhamento para vigilância da liberação dos recursos, a fim de permitir a total transparência e lisura do processo. Para tanto, fundamental a existência do Observatório;

– acompanhar o processo em período experimental de 6 meses para validar todas as regras;

– monitorar e informar, periodicamente, a equipe da SEFAZ/SP sobre os impactos positivos e negativos do decreto bem como sugerir as devidas correções necessárias;

– replicar o projeto nos outros Estados com vocação automotiva, a saber MG, RJ, RS, PR, GO, BA e PE;

– articular o desdobramento do modelo automotivo para outros setores da indústria, a saber eletroeletrônicos, embalagens, construção civil, entre outros.

“Grande salto” pois é, sem sombra de dúvidas, a mais bem coordenada e estruturada política setorial da história do setor ferramenteiro nacional, que prestigia e valoriza as empresas brasileiras. Apesar de ser estadual, trará um impacto sem precedentes para todo o País. E a possível e prevista ampliação para outros Estados fortalecerá ainda mais os resultados para o setor.

Agora cabe a nós ferramenteiros fazer a nossa parte. Tomar todas as providências necessárias para estarmos habilitados a atender a demanda, de forma profissional, rápida e precisa.

Agradeço a equipe ABINFER envolvida com o processo, neste projeto liderada pelo VP Paulo Sérgio Furlan Braga, bem como às entidades ANFAVEA, ABIMAQ, CNMB, SMABC e APL de Ferramentarias do ABC Paulista. Cada um e todos tiveram importância no processo.

Cabe ainda um agradecimento especial à equipe técnica da SEFAZ/SP que abriu as portas para construirmos, com muito empenho e coerência, o teor final do Decreto e do Regulamento ora publicado. 

Em nome do setor ferramenteiro do Brasil, meu muito obrigado.

O completo teor pode ser obtido aqui! 

#Juntossomosmaisfortes!

Grande abraço à todos,

 

 

Christian Dihlmann

Presidente ABINFER